Início » Blog » Inovação » Comitê Innovation & Business, do HOTMILK PUCPR, recebe novas corporates e debate a IA Generativa para elevar a eficiência operacional

Comitê Innovation & Business, do HOTMILK PUCPR, recebe novas corporates e debate a IA Generativa para elevar a eficiência operacional

3 minutos de leitura

O Comitê Innovation & Business, iniciativa do HOTMILK PUCPR, está mais robusto. Na noite de ontem (19.06), no Innosphera Meeting Center, foi anunciada a adesão de três novas corporates. A Neodent, AXS Energia, ACT Tecnologia passam a integrar o Comitê, que busca fomentar os negócios por meio de conexões e formatação de parcerias estratégicas.

A segunda reunião do Comitê promoveu também a palestra on-line “Impacto da IA na Eficiência Operacional”, com Marcelo Leite, especialista Sênior em Dados e Inteligência Artificial da Microsoft, direto dos Estados Unidos.

Ao dar as boas-vindas a todos os presentes e apresentar as novas corporates, o diretor geral do HOTMILK PUCPR, Marcelo Moura destacou a importância do encontro para a promoção da cultura de inovação e o interesse dos parceiros na busca pelo conhecimento.

Participaram do encontro os líderes das corporates Ligga, Celepar, Mondelez, NTT Data, Siemens, Soditech, Renault, HouseCricket, HYGEA, e as recém-chegadas Neodent, AXS Energia e ACT Digital. Da HOTMILK estavam presentes: Vanessa Bridarolle, Thiago Moro, Marcelo Moura, Anderson Szejka, Aline Scarpin, Fernando Bittencourt e Mariana Wons.

As novas corporates

Ao resumir o nicho de atuação das empresas, os líderes das novas corporates destacaram suas impressões. “Vejo o Comitê Innovation e Business como uma oportunidade de aprender e agregar conhecimento. Vamos ouvir muito e será um grande aprendizado conhecer a experiência em inovação de todos”, opinaram Lucas Poy e Wagner Silva, da Neodent. Cezar Azevedo, da AXS Energia, acentuou que o DNA da empresa é a inovação. “Somos extremamente tecnológicos e tenho certeza que construiremos uma excelente parceria”, disse. Para Eduardo Chuaste Junior, é um orgulho fazer parte do Comitê. “Vamos poder ouvir e aprender mais sobre inovação”.

Agora, é a vez da IA Generativa

O conselheiro do HOTMILK PUCPR, Fernando Bittencourt, deu sequência à dinâmica do encontro, anunciando o início da palestra de Marcelo Leite, destacando a que trata-se de uma preocupação comum às corporates: implementação de soluções de IA para melhorar a produtividade e eficiência operacional.

Com 16 anos de experiência no segmento de tecnologia, big data e IA, Marcelo Leite concentrou sua palestra nas várias formas de aplicação da IA Generativa, que representa uma das áreas mais inovadoras e promissoras da tecnologia atual. “A AI Generativa torna o processo muito mais humano, muito mais interpessoal, uma interação muito mais fluida. É exatamente essa discussão que precisamos pensar dentro da organização e como aplicar para melhorar e como usar a tecnologia para humanizar mais o processo”, explanou, ressaltando que o grande marco de democratização do acesso à IA Generativa foi o lançamento, em 2022, do ChatGPT.

Em sua apresentação, analisou que as ferramentas de IA Generativa expandem as fronteiras da criatividade humana. Sustentou que podem ser aplicadas na criação de conteúdo, automação acelerada, marketing personalizado, chatbots e assistentes virtuais, inovação em produtos e serviços, tradução de idiomas e processamento de linguagem, detecção de fraudes, análise preditiva e previsão, escrita criativa e geração de conteúdo e pesquisa médica e diagnóstico.

Leite enfatizou que é importante abraçar a IA Generativa, porque ele permite fomentar inovação, aumentar a produtividade, criar oportunidades inclusivas e desenvolver soluções sustentáveis. “Com ela, nos posicionamos melhor para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. No entanto, é preciso treinar os funcionários para utilizar as ferramentas disponíveis e, assim, obter um resultado mais assertivo e otimizar a produtividade”, recomendou.

Painel de debates

A dinâmica do encontro prosseguiu com um painel de discussão sobre o assunto abordado na palestra e que contou com a participação de Marcelo Souza, CIO da Ligga e de Andreas Kiefer, gerente de softwares na Siemens. Na sequência, foi realizada sessão de perguntas com todos os presentes que visou ampliar o debate para a realidade de cada negócio.

Você também pode se
interessar por:

Categorias:

Conheça nossas soluções:

Hub HOTMILK

Espaço físico onde aceleramos startups e hospedamos grandes empresas com a finalidade de gerar novos negócios, soluções e conexões.

Consultoria de Inovação

Implementamos a inovação dentro das empresas. Do planejamento à conexão com startups, apoiamos na criação de novos produtos ou na otimização de processos.

Innovation Academy

Transformamos os líderes e colaboradores de empresas em agentes da inovação por meio de cursos customizados.

Pesquisa e Desenvolvimento

Através da estrutura e expertise da PUCPR, validamos e desenvolvemos novas tecnologias, produtos e serviços para aplicação real no mercado.