A HOTMILK, ecossistema de inovação da PUCPR e ecossistema de inovação Top 1 do Paraná (eleita em 2023 no Ranking Top Ecossistemas, premiação da 100 Open Startups), foi o palco do H2VConnect – Hidrogênio Verde para Descarbonização do Agronegócio, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha de São Paulo e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em Setembro, em Curitiba. O evento integrou o projeto H2Brasil, iniciativa implementada pela GIZ e pelo Ministério de Minas e Energia, com financiamento do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
O destaque da escolha da HOTMILK como local do evento não foi por acaso. O hub de inovação é referência em consultoria e capacitação em inovação para empresas, além de abrigar cerca de 150 startups residentes, juntamente com grandes corporates. “Essa combinação coloca a HOTMILK na vanguarda de soluções inovadoras, oferecendo um ambiente colaborativo que estimula a troca de conhecimento e a criação de novas tecnologias. O ecossistema se consolida como um importante catalisador de inovação no Brasil, impactando não apenas o Paraná, mas diversas regiões do país”, diz o Diretor, Marcelo Moura.
O H2VConnect trouxe à tona a importância do hidrogênio verde como uma alternativa sustentável para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no agronegócio, que responde por cerca de 25% das emissões no Brasil. Durante o evento, especialistas debateram como o uso do hidrogênio verde, produzido a partir de fontes renováveis, pode substituir os combustíveis fósseis, promovendo práticas mais sustentáveis no setor.
Além dos painéis de especialistas, que contaram com a participação de figuras renomadas como Luiz Antonio da Costa Melo (Thyssenkrupp), Luis Sörense (Nedgex) e o professor Helton José Alves (UFPR), as startups Begreen, Pix Force, Pure Cell, Trashin e RSU Group também apresentaram suas soluções inovadoras. Essas iniciativas evidenciaram o potencial do hidrogênio verde como uma força transformadora no agronegócio e em outros setores da economia.
O evento proporcionou ainda rodadas de matchmaking, que resultaram em 155 conexões estratégicas entre startups e instituições. A HOTMILK, com sua forte atuação no suporte à inovação, reafirmou seu papel como um hub estratégico para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções sustentáveis no Brasil.