O ecossistema de inovação da PUCPR teve presença garantida em palestras, mesas redondas, lançamentos e realizou uma entrevista exclusiva para a CBN, onde a pauta principal foi sobre o papel da HOTMILK nos processos de inovação de empresas e startups.
A HOTMILK marcou presença no Show Rural Coopavel, a maior feira do agronegócio da América Latina, que aconteceu entre os dias 06/02 e 10/02, em Cascavel, no Paraná.
Com um estande montado no espaço Impulso, área do evento dedicada à inovação, a HOTMILK iniciou sua presença no evento com uma mesa redonda, onde participou de uma conversa com outros hubs de inovação do interior do estado sobre ecossistemas de inovação.
A palestra sobre tendências de agronegócio gerou discussões sobre o futuro do setor. Fernando Luciano (Diretor da HOTMILK), comentou sobre as novas tecnologias que estão pautando as pesquisas na área. Segundo ele, “o futuro já está aqui, mas em pequenas porções”. Isso sinaliza a importância de prestarmos atenção nos temas que pautam as pesquisas.
Durante uma entrevista para a CBN, Fernando Luciano e Marcelo Moura (Gerente Geral da HOTMILK) trouxeram em primeira mão, novidades sobre o hub de inovação que, em breve, será inaugurado no metaverso.
Resumidamente, aconteceram discussões importantes sobre como grandes empresas podem se inspirar nos modelos de inovação de startups para implementarem processos mais ágeis e eficazes. Confira a entrevista na íntegra aqui.
BRDE Labs 2023 – Um programa do BRDE e HOTMILK
Durante o evento, aconteceu o lançamento do programa de inovação e desenvolvimento BRDE Labs Paraná, realizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com a HOTMILK. O momento contou com a participação de Darci Piana (Vice-Governador do Paraná), Wilson Bley Lipski (Presidente Geral do BRDE), Fernando Luciano Bittencourt (Diretor da HOTMILK), Rogério Aver (Gerente de TI da Coopavel), Lisiane Astarita de Limas (Gerente de planejamento e novos negócios do BRDE), entre outros.
Fernando Luciano reconheceu o valor da parceria com o BRDE. “No BRDE Labs, já foram impactadas 28 empresas âncoras, com 692 startups de 22 estados que se inscreverem, sendo 250 empresas por ano e tentando solucionar cerca de 61 desafios das grandes empresas”, explicou. “Vamos trabalhar a partir de agora na captação de todas as empresas interessadas, depois capacitar os times selecionados e gerar as conexões”.
Esse ano, o tema do programa será “Inovação verde e equidade” e neste momento, está em busca de grandes empresas inovadoras para serem âncoras do programa. Para participar, as empresas precisam estar localizadas no Paraná e ter desafios nas seguinte áreas temas do programa:
- Economia circular;
- Eficiência energética;
- Emissão de carbono;
- Consumo consciente;
- Energia limpa;
- Direitos humanos;
- Diversidade;
- Inclusão.
Serão selecionadas até 10 empresas, que terão a oportunidade de se conectar com inovação aberta, com todo o apoio do BRDE e da HOTMILK. As selecionadas irão participar do processo de seleção de startups, recebendo treinamento e oportunidade de conexão com um dos ecossistemas de inovação do estado. As inscrições para as grandes empresas paranaenses que procuram ser âncoras no programa, poderão ser feitas até o dia 28/02 através do site: https://www.brdelabs.com.br/pr/.
O Labs é um instrumento criado pelo BRDE para acelerar o desenvolvimento do ambiente de inovação na Região Sul. Isso se dá pelas conexões entre grandes empresas e startups. O programa é composto por projetos realizados em nível estadual, vinculados às necessidades dos ecossistemas locais e alinhados às diretrizes dos governos estaduais.
Para saber mais sobre os programas de inovação da HOTMILK, clique aqui.