Início » Blog » Inovação » FTD Educação capta mais de 160 startups na segunda edição do Órbita, iniciativa que acelera soluções de educação em todo país

FTD Educação capta mais de 160 startups na segunda edição do Órbita, iniciativa que acelera soluções de educação em todo país

2 minutos de leitura

O programa Órbita, iniciativa da FTD Educação, em parceria com a HOTMILK PUCPR, alcançou números expressivos em sua segunda edição, voltada para impulsionar inovações no setor educacional. Com foco em soluções tecnológicas de personalização do ensino, aprendizado de idiomas e gestão escolar, o programa atraiu grande participação de startups de todo o Brasil.

Com apenas um mês de prospecção, foram 164 startups inscritas, de diversas regiões do Brasil e do mundo. O processo de seleção contou com representantes de inúmeras áreas, resultando em 17 empresas escolhidas para a fase de Pitch Decks.  

Ao final, seis startups avançaram para a etapa de imersão, onde as soluções serão analisadas com maior profundidade. Entre elas estão: BeConfident, Bitlearn, Educacross, Profy Tecnologias Educacionais, TrilhaEdu e TutorMundi.

Estamos animados com o progresso que as startups selecionadas no programa Órbita 2 estão alcançando. São startups que contribuem efetivamente para a educação no Brasil oferecendo soluções que facilitam o aprendizado personalizado e significativo, além de aprimorar a gestão escolar. É por meio de iniciativas como o Órbita 2 que nós, do Grupo Marista, reforçamos nossa crença no potencial das mais novas tecnologias e a capacidade da nossa missão de impactar positivamente a sociedade através da educação.

Mauricio Zanforlin, Superintendente do Grupo Marista.

Durante a fase de imersão, as startups terão a oportunidade de validar suas soluções por meio de Provas de Conceito (PoC) em cenários reais, garantindo a adequação técnica às necessidades da FTD e analisando a viabilidade financeira para modelos de negócios sustentáveis e possíveis investimentos. O processo será decisivo para a rodada de negócios (última etapa), marcada para 10 e 11 de dezembro de 2024, quando a FTD tomará decisões sobre potenciais parcerias e investimentos com as startups participantes.

Engajamento digital e estrutura do programa 

Além dos números expressivos de participação, o Órbita contou com o envolvimento direto de mais de 50 colaboradores da FTD, que se dedicaram à capacitação e análise das startups. As atividades de prospecção foram amplificadas por uma campanha digital, que gerou mais de 745 mil impressões nas redes sociais (Meta e LinkedIn), além de alcançar 2.297 visitas à landing page do programa.

O Órbita foi estruturado em cinco fases principais:

  • Período de Inscrições (de 13/08 a 15/09), quando as startups interessadas se inscrevem no programa;
  • Seleção (14/08 a 15/09), que avalia os materiais enviados;
  • Apresentação dos Pitchs (01/10 a 02/10), em que as soluções selecionadas são expostas;
  • Imersão (14/10 a 04/12), que envolve a validação de mercado das soluções, análise de investimento e modelo de negócios, e validação técnica;
  • Rodada de Negócios (10/12 a 11/12), na qual ocorrem as propostas entre a FTD e as startups.

Você também pode se
interessar por:

Categorias:

Conheça nossas soluções:

Hub HOTMILK

Espaço físico onde aceleramos startups e hospedamos grandes empresas com a finalidade de gerar novos negócios, soluções e conexões.

Consultoria de Inovação

Implementamos a inovação dentro das empresas. Do planejamento à conexão com startups, apoiamos na criação de novos produtos ou na otimização de processos.

Innovation Academy

Transformamos os líderes e colaboradores de empresas em agentes da inovação por meio de cursos customizados.

Pesquisa e Desenvolvimento

Através da estrutura e expertise da PUCPR, validamos e desenvolvemos novas tecnologias, produtos e serviços para aplicação real no mercado.

Você também pode se interessar por: