O programa Órbita, iniciativa da FTD Educação, em parceria com a HOTMILK PUCPR, alcançou números expressivos em sua segunda edição, voltada para impulsionar inovações no setor educacional. Com foco em soluções tecnológicas de personalização do ensino, aprendizado de idiomas e gestão escolar, o programa atraiu grande participação de startups de todo o Brasil.
Com apenas um mês de prospecção, foram 164 startups inscritas, de diversas regiões do Brasil e do mundo. O processo de seleção contou com representantes de inúmeras áreas, resultando em 17 empresas escolhidas para a fase de Pitch Decks.
Ao final, seis startups avançaram para a etapa de imersão, onde as soluções serão analisadas com maior profundidade. Entre elas estão: BeConfident, Bitlearn, Educacross, Profy Tecnologias Educacionais, TrilhaEdu e TutorMundi.
Estamos animados com o progresso que as startups selecionadas no programa Órbita 2 estão alcançando. São startups que contribuem efetivamente para a educação no Brasil oferecendo soluções que facilitam o aprendizado personalizado e significativo, além de aprimorar a gestão escolar. É por meio de iniciativas como o Órbita 2 que nós, do Grupo Marista, reforçamos nossa crença no potencial das mais novas tecnologias e a capacidade da nossa missão de impactar positivamente a sociedade através da educação.
Mauricio Zanforlin, Superintendente do Grupo Marista.
Durante a fase de imersão, as startups terão a oportunidade de validar suas soluções por meio de Provas de Conceito (PoC) em cenários reais, garantindo a adequação técnica às necessidades da FTD e analisando a viabilidade financeira para modelos de negócios sustentáveis e possíveis investimentos. O processo será decisivo para a rodada de negócios (última etapa), marcada para 10 e 11 de dezembro de 2024, quando a FTD tomará decisões sobre potenciais parcerias e investimentos com as startups participantes.
Engajamento digital e estrutura do programa
Além dos números expressivos de participação, o Órbita contou com o envolvimento direto de mais de 50 colaboradores da FTD, que se dedicaram à capacitação e análise das startups. As atividades de prospecção foram amplificadas por uma campanha digital, que gerou mais de 745 mil impressões nas redes sociais (Meta e LinkedIn), além de alcançar 2.297 visitas à landing page do programa.
O Órbita foi estruturado em cinco fases principais:
- Período de Inscrições (de 13/08 a 15/09), quando as startups interessadas se inscrevem no programa;
- Seleção (14/08 a 15/09), que avalia os materiais enviados;
- Apresentação dos Pitchs (01/10 a 02/10), em que as soluções selecionadas são expostas;
- Imersão (14/10 a 04/12), que envolve a validação de mercado das soluções, análise de investimento e modelo de negócios, e validação técnica;
- Rodada de Negócios (10/12 a 11/12), na qual ocorrem as propostas entre a FTD e as startups.