Desde 2020, o BRDE Labs Paraná, iniciativa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul em parceria com a HOTMILK PUCPR e a AMCHAM (Câmara Americana de Comércio do Brasil), conecta startups a grandes empresas para pensar o futuro por meio da inovação.
“O objetivo do programa é alavancar as soluções tecnológicas promissoras, estimulando e orientando para que elas encontrem a melhor maneira para crescer no seu nicho de mercado.” Simone Camargo, Coordenadora do BRDE Labs:
No dia 27 de novembro, uma cerimônia, em Curitiba, marcou o encerramento do Programa de inovação aberta e divulgou resultados promissores: recorde de provas de conceito (PoCs) desenvolvidas, 7 em andamento até o fim de 2024 e acumula 10 contratações de startups para solucionar os desafios das empresas participantes desde 2020.
BRDE Labs 2024: PoC para tratar resíduos industriais desenvolvida entre Peróxidos do Brasil e NBOT Labs
Entre estas empresas está a Peróxidos do Brasil, companhia nacional presente no mercado desde a década de 70. Fruto da joint venture entre o grupo Produtos Químicos Makay (PQM) e o grupo belga Solvay, que atua no mercado internacional desde 1863. Mais de 150 anos de comprometimento com a sustentabilidade e inúmeros projetos de reuso da água, recuperação de mata ciliar, combate às mudanças climáticas.
Apesar de sua longa trajetória de sucesso, a fornecedora de Peróxido de Hidrogênio acessou pela primeira vez a inovação aberta neste ano. Atualmente, já experiencia a iniciativa. Ela desenvolveu 4 PoCs junto à nanotech NBOT Labs, que visam melhorar a qualidade do efluente industrial e automatizar a coleta de dados de CO2.
A NBOT Labs é uma startup de origem estadunidense dedicada à otimização de processos industriais. Desde 2024 possui sede em São Carlos, SP e conta com uma tecnologia inovadora e patenteada, a NBOT. Uma plataforma de solubilização de gases em nanobolhas para atuar no tratamento de água, na valorização de efluentes e na otimização de bioprocessos.
A aposta em sustentabilidade por meio dessas PoCs posiciona a indústria química não apenas como protagonista na inovação, mas também como aliada na luta por práticas ambientais responsáveis, um diferencial competitivo no mercado global.
Confira no vídeo um resumo sobre o programa este ano:
Em 2025, novos dados estarão disponíveis sobre os projetos em desenvolvimento, mas os resultados preliminares já demonstram que o Programa atingiu seus objetivos. Impulsionou a cultura da inovação ao cotidiano das organizações, capacitou lideranças e alcançou seu objetivo de conectar atores e reforçar o ecossistema, apoiando a economia do estado do Paraná.
Fique de olho em nossas comunicações para não perder a edição de 2025 do BRDE Labs!