Início » Blog » Inovação » Web Summit 2024: HOTMILK PUCPR faz conexão de 150 startups para inovação aberta na Europa

Web Summit 2024: HOTMILK PUCPR faz conexão de 150 startups para inovação aberta na Europa

4 minutos de leitura

De olho na internacionalização, a HOTMILK PUCPR foi representar 150 startups brasileiras numa viagem internacional para Lisboa e Barcelona, durante o mês de novembro, e marcou presença no maior evento de tecnologia do mundo, o Web Summit 2024, percorrendo diversos ecossistemas de inovação para traçar parcerias estratégicas. 

Hoje vista como a “Califórnia da Europa”, Portugal tem se consolidado não só como um local turístico, mas também como um pólo de tecnologia e inovação e Thiago Moro, Gerente de Growth e Estratégia da HOTMILK PUCPR, acredita que esse ambiente dinâmico atrai investidores globais e oferece oportunidades de networking para startups brasileiras, aumentando as chances de sucesso no mercado europeu.

Lisboa e Porto são hubs em crescimento, ideais para testar produtos e serviços antes de expandir para outros países. Ao nos conectarmos com esses centros de inovação na Europa, conseguimos trazer visibilidade para as startups brasileiras, oferecendo um pacote completo para a internacionalização de negócios e abrindo portas para que elas se estabeleçam no cenário europeu. Para isso, também estamos desenvolvendo uma dupla certificação acadêmica, que amplia a formação de talentos e valoriza o ecossistema do país no mercado global.

Thiago Moro, Gerente de Growth e Estratégia da HOTMILK PUCPR

Fomentando a inovação no ecossistema paranaense com a cobertura Web Summit 2024

Com a missão de cultivar o ecossistema de inovação e proporcionar desenvolvimento à sociedade, a HOTMILK PUCPR também quer aproveitar o Web Summit 2024 para transformar o conhecimento compartilhado pelos líderes de inovação e tecnologia que estarão no evento em inspiração para novos produtos e serviços voltados para a comunidade e empresas de Curitiba – e de forma gratuita.

Uma forma de trazer o melhor das práticas globais para o ecossistema paranaense e fomentar a inovação local, fortalecendo a capacitação de associados e aumentando a atratividade da oferta educacional HOTMILK PUCPR.

O evento que aconteceu entre os dias 11 e 14 de novembro, em Lisboa contou com mais 70 mil participantes de 153 países, que passaram pelos pavilhões da MEO Arena e conectaram-se a mais de 1000 investidores e 3000 startups. 

A conferência atraiu grandes nomes do mercado, como o presidente da Microsoft, Brad Smith, Lidiane Jones, CEO do app de relacionamento Bumble e Kuo Zhang, do site de comércio chinês Alibaba, assim como a maior delegação brasileira da história, com 400 startups, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Serpro. 

Confira alguns insights e tendências do Web Summit 2024, na visão do Diretor da HOTMILK PUCPR, Marcelo Moura Fernandes e do Gerente de Growth e Estratégia, Thiago Moro Czeck:

  • Inteligência Artificial: Revolucionando setores como saúde, educação e indústria. 
  • Metaverso: Explorando novas realidades e experiências imersivas. 
  • Sustentabilidade: Soluções tecnológicas verdes para um impacto positivo. 
  • Startups e Conexões: Um ambiente pulsante de networking e inovação. 
  • Brasil: Com uma forte presença de mais de 400 empresas e startups brasileiras, o Brasil mostrou seu poder de inovação e potencial transformador. 

A grande protagonista da conferência foi a inteligência artificial e a Gen IA, que permeou os principais temas de palestras, painéis e mesas, além de grande parte dos modelos de negócios das startups buscando investimento. 

Um deles foi o painel de Nicole Sahin, CEO da G-P e Steve Clemons,  editor da National Interest, durante o segundo dia de evento, que tratou da transformação digital no gerenciamento de pessoas e RH em escala global. Sahin abordou o uso de IA para ajudar empresas globais a cumprir regulamentações trabalhistas, otimizar processos e reduzir custos, além de lançar a GIA, uma plataforma de conformidade local de RH, baseada em IA, que busca transformar o gerenciamento de pessoas em escala global.​ A visão apresentada por Nicole Sahin é promissora, indicando uma evolução no setor com foco tanto na eficiência operacional quanto na valorização do ser humano dentro das organizações globais.​

Já o foco em IA, ética e política ficou por conta do painel “O grande debate sobre IA: Quem decide nosso futuro?” de Max Tegmark, do instituto Future of Life, Thomas Wolf, da companhia de IA Hugging Face, e Nicholas Thompson, CEO da revista The Atlantic, que abordaram os rumos da tecnologia e a importância de regular a IA para mitigar riscos e garantir que ela beneficie a sociedade. Na mesma linha, Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web, também abordou a questão, defendendo a internet como um bem público, ressaltando a necessidade de privacidade e segurança digital. 

Em breve lançaremos um Report Completo do Web Summit 2024, com todas as tendências de inovação e tecnologia que irão moldar o futuro dos negócios, da transformação digital e da sociedade nos próximos anos. Não perca!

Você também pode se
interessar por:

Categorias:

Conheça nossas soluções:

Hub HOTMILK

Espaço físico onde aceleramos startups e hospedamos grandes empresas com a finalidade de gerar novos negócios, soluções e conexões.

Consultoria de Inovação

Implementamos a inovação dentro das empresas. Do planejamento à conexão com startups, apoiamos na criação de novos produtos ou na otimização de processos.

Innovation Academy

Transformamos os líderes e colaboradores de empresas em agentes da inovação por meio de cursos customizados.

Pesquisa e Desenvolvimento

Através da estrutura e expertise da PUCPR, validamos e desenvolvemos novas tecnologias, produtos e serviços para aplicação real no mercado.

Você também pode se interessar por: