Início » Blog » Inovação » HOTMILK PUCPR e Copel firmam parceria

HOTMILK PUCPR e Copel firmam parceria

3 minutos de leitura

Acordo de R$ 5 milhões será aplicado em ferramenta de automatização e monitoramento de redes de comunicação

O HOTMILK PUCPR anuncia uma parceria com a Copel – Companhia Paranaense de Energia Elétrica no valor de R$ 5 milhões, a serem aplicados no desenvolvimento de uma ferramenta de planejamento de comunicação e tecnologias para automatizar e monitorar redes de comunicação.

O projeto será executado pelo CISEI – Centro de Pesquisa e Inovação em Sistemas Elétricos Inteligentes, área de Energia que integra demais áreas estratégicas da PUCPR, e dará continuidade a projeto executado de janeiro de 2021 a junho de 2023 pelos pesquisadores do setor, que entregou um software de planejamento de rede de comunicação para medição e automação da Copel. Este software usa dados de posições de equipamentos da Copel e algoritmos de IA para calcular o melhor posicionamento dos roteadores e rádios.

“A continuação do projeto, que iniciará em Agosto de 2024, será desenvolvida apenas pela PUCPR e tem a característica da etapa ‘cabeça de série’, ou seja, apresenta potencial para ser comercializada por empresas ou startups, gerando empregos e renda”, explica Vóldi Costa Zambenedetti, Professor Titular da PUCPR à frente da iniciativa.

A Lei n⁰ 9.999/2000 estabelece que concessionárias de energia elétrica devem aplicar, anualmente, um percentual (1%) de sua receita operacional líquida em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica – P&D, segundo regulamentos estabelecidos pela ANEEL. A COPEL Distribuição (COPEL DIS) está implantando uma Rede Elétrica Inteligente no Paraná, iniciando pelas regiões sul e sudeste, instalando rádios digitais, criando uma nova rede de comunicação de alta velocidade para automação e medição (rede backhaull). Está também substituindo, até final de 2024, cerca de 1 milhão de medidores de energia por medidores inteligentes, com um rádio embutido, automatizando assim a leitura e vários outros serviços, como indicativo de faltas e controle de carga.

Sobre o HOTMILK PUCPRO HOTMILK PUCPR é o ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a universidade mais inovadora do país, dentre as privadas – segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023. [AL1] Considerado o principal ecossistema de inovação do Paraná e posicionado entre os maiores do Brasil no Ranking Top Ecossistemas 2023 (100 Open Startups), o Hotmilk atua em diferentes frentes: consultoria de inovação e inovação aberta, educação corporativa na área de inovação, conexões com startups, planos de membro corporates e de membros startups, além de ser um dos principais HUBs de inovação do País, com mais de 115 residentes. Também é a promotora de uma vasta agenda de eventos de inovação, com mais de 200 realizados apenas em 2023.

Com a missão de desenvolver, conectar e disseminar inovação para toda a sociedade, o HOTMILK PUCPR atua desde a produção de conhecimento científico e tecnológico, até o desenvolvimento de pesquisas em diversos estágios para o setor produtivo, mediante projetos e parcerias estratégicas entre a PUCPR e grandes empresas. Tudo isso é absorvido e compartilhado com uma média de 9 mil pessoas que passam mensalmente pelo hub: uma moderna estrutura física com 11 mil m², que conta com mais de 200 laboratórios de pesquisa da PUCPR, preparados para o desenvolvimento de projetos de PD&I , auditórios para eventos corporativos e networking e mais de 3 mil m² equipados para o desenvolvimento de projetos de realidade virtual, aumentada e 3D. E nos últimos 5 anos foram realizados mais de 268 projetos de pesquisa e inovação com o envolvimento de 520 estudantes.

Ao longo de sua trajetória, o HOTMILK PUCPR já acelerou mais de 350 startups, conectou mais de 3,5 mil startups a grandes empresas, além de ter sido responsável pela intermediação de mais de 230 negócios.

Você também pode se
interessar por:

Categorias:

Conheça nossas soluções:

Hub HOTMILK

Espaço físico onde aceleramos startups e hospedamos grandes empresas com a finalidade de gerar novos negócios, soluções e conexões.

Consultoria de Inovação

Implementamos a inovação dentro das empresas. Do planejamento à conexão com startups, apoiamos na criação de novos produtos ou na otimização de processos.

Innovation Academy

Transformamos os líderes e colaboradores de empresas em agentes da inovação por meio de cursos customizados.

Pesquisa e Desenvolvimento

Através da estrutura e expertise da PUCPR, validamos e desenvolvemos novas tecnologias, produtos e serviços para aplicação real no mercado.

Você também pode se interessar por: