Cobertura WebSummit 2021: tudo que rolou no 1º dia do maior evento de inovação e tecnologia do mundo!

web summit dia 1 logo

Tiago Belotte, correspondente da HOTMILK Academy PUCPR presente no evento que acontece em Lisboa (Portugal), trouxe com exclusividade alguns momentos importantes sobre o que aconteceu na grande noite de abertura.

Quem acompanha o WebSummit anualmente, sabe que este evento traz neste primeiro momento, palestras de alto impacto e que resumem o que o evento irá trazer de maneira geral. Com base nisso, vamos ao que interessa:

1. As novas tecnologias irão continuar vindo de maneira acelerada e irão nos impactar cada vez mais. Por consequência, teremos que nos adaptar para entendê-las e usufruir de suas imensas vantagens. Mas quais tecnologias são essas? Já podemos identificá-las no nosso dia a dia? Nicolas Julia, CEO da Sorare (empresa de games, avaliada em US$ 4,3 bi) diz que sua startup dedica-se à produção de NFT – Non Fungible Token, uma espécie de “certificado digital” que garante o valor de um determinado bem e comprova a titularidade do seu proprietário e tem o intuito de focar no setor esportivo. “Estamos a produzir NFT ligados a jogadores de futebol”, revelou a conversa no palco central da Web Summit.

O grande fator tecnológico atual é a seguinte: a junção do entretenimento (game), com a tecnologia blockchain e NFT. A partir desta combinação, é possível gerenciar times e comprar cards dos jogadores, que lhe dão a possibilidade de ter a propriedade desses mesmos jogadores. No mundo todo, mais de 100 times já fazem parte do Sorare, inclusive times brasileiros.

O empreendedor informa que o NFT estará muito presente no futuro, onde grandes empresas irão aderir a essa tecnologia.

2. Resgate dos valores humanos antes da tecnologia: como podemos resgatar a nossa humanidade diante da evolução tecnológica?Opal Tometi, cofundadora do movimento ‘Black Lives Matter’, compartilhou toda sua experiência e lógica de comunidade que está por trás da organização, além de toda a escala que esse movimento atingiu mundialmente. Segundo Opal, um movimento como esse mostra a necessidade e possibilidade que a tecnologia nos oferece para nos reunirmos, conectarmos e lutarmos em prol de algo que tenha relação aos valores que nós, como seres humanos, seguimos e acreditamos.

Ainda de acordo com Opal, nós devemos nos mover na mesma velocidade que a tecnologia avança e sempre usá-la a nosso favor, afinal de contas, ela pode acelerar a realização dos nossos valores.

3. É possível construir um futuro que não seja uma mera repetição do passado?Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook e denunciante que vazou documentos internos da empresa de Mark Zuckerberg foi a atração mais esperada da noite.

Frances destacou que, dos milhares documentos que ela vazou, o mais importante e o que as pessoas devem saber é que quem tem mais visibilidade na plataforma são aqueles que publicam conteúdos mais extremistas, o que é ruim para a sociedade ou país, mas pior ainda para país que contam com uma democracia frágil, como a Etiópia.

Além disso, ela traz para seu discurso uma reflexão importante sobre transparência e controle de dados da plataforma, mostrando que o Facebook induz os usuários a fazerem determinada escolha, sendo que existem outras que podem ser escolhidas.

E sobre o novo nome escolhido pelo Mark Zuckerberg para a plataforma, Frances respondeu de forma divertida: “um meta problema”.

Quer saber mais sobre tudo que rolou no evento? Assista ao vídeo abaixo ao conteúdo completo que o Tiago preparou com todo cuidado para você não perder nenhum detalhe.

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore