A Revolução Financeira da 4KST: Bicampeã na Febraban Tech  

A inovação no setor financeiro tem um novo nome: 4KST. Esta startup de Tecnologia da Informação tem conquistado seu espaço como uma referência em inovação e ciência de dados desde sua fundação em 2017. Originária de um centro de pesquisa de inteligência da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a 4KST atingiu novos patamares ao participar do Evolution, programa de aceleração do HOTMILK onde recebeu um investimento significativo de R$ 1,2 milhão em 2022. 

Antifraude do Futuro e a Conquista na Febraban Tech 

A 4KST alcançou destaque ao sagrar-se bicampeã na Febraban Tech em 2022 e 2023, uma competição promovida pela Federação Brasileira de Bancos. Seu diferencial? O “Antifraude do Futuro”, uma Inteligência Artificial (IA) que detecta atos criminosos em tempo real. Essa inovação revolucionou a abordagem tradicional ao proporcionar uma resposta dinâmica às estratégias utilizadas pelos fraudadores. 

Riccardo Lanzuolo, Co-Fundador da 4KST, destaca a origem da tecnologia: “O antifraude do futuro nasceu da percepção de que as questões relacionadas a fraudes demandavam uma abordagem mais ágil. A tecnologia corrente não consegue acompanhar a velocidade das estratégias dos fraudadores. Por isso chamamos de antifraude do futuro, porque é uma tecnologia inovadora que consegue perseguir os fraudadores em tempo real.” 

Além da Antifraude: IA na Análise de Crédito e Tendências de Mercado 

Através do uso da IA, a 4KST vai além da detecção de fraudes. A startup realiza análise de crédito com maior precisão, prevendo tendências de mercado. Seus modelos, customizados para cada situação, atendem segmentos específicos, como o middle market, reunindo empresas de médio porte. 

Lanzuolo ressalta: “O mundo tem uma dinâmica, variáveis macroeconômicas, percepção de mercado, entre diversas influências. Conseguimos fazer com que o crédito se adapte a todas essas características. O nosso diferencial é que desenvolvemos essa tecnologia que nos permite atender esse público que os grandes players não conseguem absorver.” 

Parcerias Estratégicas e Trajetória Ascendente 

A trajetória ascendente da 4KST contou com a parceria estratégica do Hotmilk, cujo programa de aceleração, o Evolution, desempenhou um papel fundamental no amadurecimento da startup. Além do investimento de R$ 1,2 milhão, o Hub proporcionou acesso a diversos projetos junto à universidade. 

Lanzuolo destaca a importância do Hotmilk: “O programa de aceleração nos permitiu identificar o que precisávamos corrigir para promover uma boa base de crescimento. Além disso, nos aproximou de especialistas e acadêmicos da área. Essa é uma das formas de continuarmos inovando: seguir fomentando a pesquisa através de um grande agente, como é a PUC do Paraná.” 

Expansão Internacional e o Futuro da 4KST 

A 4KST tem o lema “Unlimited Vision” (Visão Ilimitada) em seu logo, refletindo sua essência. Nascida como uma Deep Tech, a startup planeja consolidar ainda mais sua estratégia em 2024 e, a partir de 2025, buscar parcerias globais para expandir suas contribuições ao setor financeiro e tecnológico. 

Sobre o HOTMILK e a PUCPR: Ecossistema completo de Inovação 

O HOTMILK, ecossistema de inovação da PUCPR, desempenha um papel crucial na trajetória da 4KST. Com mais de 240 laboratórios de pesquisa e 1,8 mil pesquisadores, o HOTMILK trabalha em diversas frentes, desde P&D+I até a conexão de startups com grandes empresas. Sua estrutura física de 11 mil metros quadrados para a incubação de empresas inovadoras destaca seu compromisso com o empreendedorismo e a inovação no Paraná e no Brasil. 

Compartilhe este post

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore